Seguidores

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Complexo Respiratório Felino


Os gatos apresentam um conjunto de doenças cujos sintomas podem, da mesma forma, ser comparados à gripe humana. É o chamado Complexo Respiratório Felino, que abrange as infecções causadas pelo vírus da Rinotraqueíte, pelo vírus da Calicivirose e por uma bactéria chamada Clamídia sp. As três infecções são agrupadas no Complexo Respiratório Felino por apresentarem sintomas comuns como tosse, espirros, corrimento nasal, corrimento ocular, perda de apetite, respiração ruidosa e difícil etc. Mesmo nas infecções virais, por uma queda de resistência do organismo, pode haver uma infecção bacteriana secundária, e conseqüente complicação da doença primária. Como no caso da Traqueobronquite nos cães, ou mesmo da gripe humana, se o gato não for tratado adequadamente, o quadro inicial pode se agravar e se desenvolver uma pneumonia, implicando assim, num risco à vida do animal.

Complexo Repiratório Felino e a Traqueobronquite são mais fáceis de serem combatidas se tratadas logo no início, pois o organismo ainda não estará muito enfraquecido e podemos agir antes de aparecerem as infecções secundárias. É importante, aos primeiros sintomas, já procurar um Consultório Veterinário. Não escute conselhos ou indicações de pessoas leigas. Tratar errado é pior do que não tratar!
Não há motivo para o seu animal de estimação correr riscos. Nos consultórios veterinários, estão disponíveis vacinas contra a Traqueobronquite e o Complexo Respiratório Felino. Os cães filhotes podem receber a primeira dose já com seis ou oito semanas de idade, devendo receber uma dose de reforço após três ou quatro semanas de intervalo. Se o cão já for adulto, deve tomar também duas doses iniciais e, depois, uma dose anual, como a vacina da Raiva. A prevenção do Complexo Respiratório Felino se faz através da vacinação com uma vacina quádrupla, contra a Rinotraqueíte, a Calicivirose, a Clamidiose (responsáveis pelo Complexo Respirtório Felino) e a Panleucopenia Felina (doença viral que causa infecção do trato intestinal dos felinos); ou uma vacina quíntupla que, além das quatro doenças citadas, protege também contra a Leucemia Felina, que ainda é relativamente rara em nosso meio, porém, não tem cura e mata. Os filhotes podem receber a primeira dose da vacina quíntupla ou da quádrupla a partir dos dois meses de idade, devendo receber mais duas doses de reforço após 30 e 60 dias da primeira dose, ou seja, aos dois, aos três e aos quatro meses de idade, quando se aplica também a vacina da Raiva. Se o gato já for adulto, deve tomar também duas doses e, depois, uma dose anual, como a vacina da Raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário